sábado, 30 de maio de 2009

Nossa Senhora Mãe dos Homens - Rio de Janeiro

Aproveitando uma sexta feira livre, fui à Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no centro da Cidade, já há muito tempo nos meus planos de visita.
Trata-se de uma bela construção do século XVIII, com tendências do estilo barroco, do rococó e do neoclássico.
A invocação Nossa Senhora Mãe dos Homens surgiu em Portugal introduzida por um frade, Frei João de Nossa Senhora, do convento de São Francisco das Chagas, em Xabregas, Lisboa, grande orador, poeta e pregador de sermões. Costumava sair pelas ruas e tabernas, com um crucifixo na mão, dizendo a todos que Nossa Senhora era também a Mãe dos Homens e que recorressem a ela quando precisassem de auxílio.
Não tinha a imagem da santa, mas idealizou-a e pediu a um escultor, José de Almeida , que a fizesse com seis palmos de altura, a mão direita lançando uma benção e, no braço esquerdo, o Menino Jesus. Esta foi talhada em madeira e custou setenta e dois dobrões de ouro.





Não tendo como pagá-la, o frade pediu ao Patriarca de Lisboa para pregar, durante um ano, doze sermões com indulgência, com a seguinte invocação:

“Virgem Mãe de Deus e Mãe dos Homens, lançai sobre nós a vossa benção”.

Teve tanto sucesso com suas pregações, que o rei D. João V enviou-lhe a quantia que faltava para pagar a imagem e mandou erigir um rico altar no convento em homenagem à Senhora.
A devoção chegou ao Brasil por irmão Lourenço, que diziam ser um fugitivo, da família de Távora, perseguida pelo Marquês de Pombal.
Ele adquiriu terras em Caraça, Minas Gerais onde fundou o famoso Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
No Rio de Janeiro, a devoção surgiu cerca de 1750 a partir de um pequeno oratório de esquina, nicho muito comum naquela época, que se via encravado nos muros de muitas propriedades particulares.



Esses oratórios eram iluminados à noite por lâmpadas de azeite e as pessoas se reuniam em torno deles para rezar o terço.
No de Nossa Senhora Mãe dos Homens, cresceu muito o nº de devotos, o que levou à construção da capela que deu origem ao templo existente até hoje, na Rua da Alfândega.

Atualmente, a recitação do terço continua todas as sextas-feiras.

Oração
Virgem Imaculada, mãe de Deus, Vós, que inflamada de amor, cooperastes com o vosso Filho Jesus no mistério da redenção e recebestes de seus lábios, no doloroso transe do Calvário, a missão augusta de Mãe dos Homens, protegei, benigna, estes vossos filhos que, atraídos pela vossa maternal bondade, se consagram ao vosso amor e serviço na Irmandade que se gloria deste vosso dulcíssimo título.
Sede, em todo tempo e lugar, a guia segura dos nossos passos, para que nos conservemos sempre fiéis às promessas que fizemos ao pé do vosso altar, trilhando o caminho que conduz à salvação e à glória.
Assim seja.




Hino a Nossa Senhora Mãe dos Homens
Música de Clélia Cavalcanti
Letra – autor não identificado

Nós te louvamos – consoladora!
Imaculada Mãe de Jesus.
Por ti entramos à redentora
Sombra da árvore da Cruz
Coro
Ó Mãe dos Homens! Ó protetora!
Astro Imortal!
Divina Luz! Leva a nossa alma pecadora
Até às plantas de Jesus.
Ave Maria! Flor de Piedade,
Vem da pureza das tuas dores
Toda a energia, toda abondade,
Que vinga na lama dos pecadores

Salve Rainha! Nossa impiedade,
Nossas blasfêmias, nossos furores,
Esconde em manto de caridade
Sob os teus místicos esplendores

Por do céu, dá-nos entrada
Aos pobrezinhos que todos somos,
Nos teus batentes, Porta sagrada,
Toda esperança nossa depomos

Bibliografia



A festa de Nossa Mãe dos Homens é todo o dia 1º domingo de maio.

Igreja da Irmandade de Nossa Senhora Mãe dos Homens, desde o ano de 1757
Rua da Alfândega, 54 - Rio de Janeiro - Brasil
Tel 21-2253-0665

11 comentários:

  1. Parabéns! è uma linda homenagem!
    Talvez possa me ajudar. Faço parte de uma Comunidade que tem como Padroeira, Nossa senhora Mãe dos Hoemns. Vamos celebrar seu dia no p´róximo dia 02 de maio, mas não conhecemos
    nenhum canto específico. Este que está aqui no seu blog, você tem a música?
    Caso tenha cominique-se comigo.
    Rosângela
    rsmosso@yahoo.com.br
    Saudações Marianas.

    ResponderExcluir
  2. Olá.. Gostaria de pedir também a música em mp3. Se tiver pode enviar por email?
    maicondaniel84@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Não tenho a música em MP3, somente uma partitura, gentilmente cedida pelo Alexandre Longo, ano passado. Você a receberá pelo e-mail.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Lúcia, bom dia!
      Amei tudo o que vc colocou nesta página e principalmente a letra do Hino de Nossa Senhora Mãe dos Homens, que vc dis que tem a partitura, poderia enviar para mim também,não querendo aproveitar, se vc tiver a partitura de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, fico agradecida desde já pelo seu gesto.
      Obrigada.
      Maria das Dores
      meu email: doramoraes80@hotmail.com

      Excluir
    2. Maria das Dores,
      Obrigada pela visita ao blog. Enviei a letra e partitura para o seu e-mail.

      Excluir
  4. oi sou de Iúna ES. Nossa padroeira é também nossa senhora mãe dos homens e não conhecemos nenhum hino. gostaria também de receber a partitura ou a música gravada. Obrigada
    Leila

    email: leilasantece@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. boa noite a todos Aqui em minha cidade Araranguá SC a padroeira é nossa senhora mãe do Homens e tem a altura de uam pessoa todo dia 4 de maio e festajado os eu dia. eE também ela as troca do seu vewstidoe do seu amnto azul muito lido essa tradição e tmabém temos um hino em louvor a ela.

    ResponderExcluir
  6. Prezada,

    Parabéns pelo blog, a Paróquia da r da Alfandega realmente é facinante, recentemente estive lá e fotografei : http://baiaodeideias.blogspot.com.br/2012/05/missa-em-honra-nossa-senhora-mae-dos.html

    abs,

    Nilson Soares

    ResponderExcluir
  7. Prezada Maria Lúcia, boa noite!

    Gratidão pelas informações em seu blog sobre a denominação da Virgem Mãe dos Homens, a quem tenho muito apreço. Desde 2011 frequento esta igreja da Rua da Alfândega e, na companhia de mais alguns jovens, realizamos toda quinta-feira pela manhã um momento de Adoracão ao Santíssimo Sacramento, que culmina com a oração e meditação do Santo Terço da Misericórdia, Santa Missa e a Benção com o Santíssimo.

    Estamos nos preparando para a festa que, sempre celebrada no primeiro domingo de maio, será desta vez realizada em 05/05/2013. Desde já está convidada para participar, não só da celebração no domingo, mas também na primeira semana de Maio, onde a festividade se dará diariamente através das Santas Missas com diferentes padres convidados, todos os dias da semana.

    Faço parte desde o ano passado da Irmandade de Nossa Senhora Mãe dos Homens e, neste ano, temos um grande motivo para celebrar: Uma irmandade antes feita por pessoas de idade avançada, receberá e dará as boas vindas a muitos jovens, que entrarão para a irmandade, o que nos felicita em um renovo às portas da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro, que será celebrada em julho deste ano.

    Gostaria de pedir-lhe um favor: Apresento interesse na partitura que mencionou sobre o Hino da Mãe dos Homens, para talvez conseguirmos ensaiar até a época da festa, para darmos este presente para todos os seus devotos e participantes da irmandade. Desta forma, você poderia enviar-me também por email?

    Meu email é marcus.pereira.jr@gmail.com

    Caso tenha mais informações sobre esta Igreja que tanto tenho carinho, por favor, envie também. Desde já agradeço pela atenção, reforçando mais uma vez o convite para participar conosco da Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, na primeira semana de maio.

    Sem mais, subscrevo-me. Cordialmente, saudações. Rogo pra que Deus e a Virgem Mãe dos Homens norteiem sempre sua vida e seus caminhos. assim seja!

    Marcus Vinicius de Paula Pereira Júnior.

    ResponderExcluir
  8. Marcos,
    Enviei para seu e-mail a partitura.
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  9. Valei-nos gloriosa mãe de Jesus senhor da vida.tende piadade de nós espíritos endividados e animalizados,sofrendo e aprendendo nesta escola que é a terra.amém

    ResponderExcluir