domingo, 17 de maio de 2009

A vida de Maria nas páginas do Evangelho

Maria recebe a visita do Anjo de Deus e o anúncio da sua vocação para ser a Mãe de Jesus, filho de Deus e nosso Salvador.
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descendente de David. E o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse:
" Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo! " Ouvindo isto, Maria ficou preocupada e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: " Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que vais ficar grávida, terás um Filho e dar-Lhe-ás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado o Filho do Altíssimo. E o Senhor dar-Lhe-á o trono de seu pai David, e Ele reinará para sempre sob os descendentes de Jacob. E o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: " Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?" O anjo respondeu: " O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o Santo que vai nascer de ti será chamado o Filho de Deus. Também a tua parente Isabel, apesar da sua velhice, concebeu em filho. Aquela que era considerada estéril, já há seis meses que está grávida. Para Deus nada é impossível." Maria disse: "Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra."
E o anjo deixou-a." (Lucas 1, 26-38)

Maria vai visitar e ajudar a sua prima Isabel.
O canto de Maria ao Senhor: O Magnificat.
"Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, à pressa, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança agitou-se no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.
Então Maria disse:

"A minha alma proclama
a grandeza do Senhor,
e o meu espírito se alegra
em Deus, meu Salvador,
porque olhou para
a humildade da sua serva.
Doravante todas as gerações
me felicitarão,
porque o Todo-Poderoso realizou
grandes obras em meu favor:
o seu nome é santo,
a sua misericórdia chega aos que O temem,
de geração em geração.
Ele realiza proezas com o seu braço:
dispersa os soberbos de coração,
derruba do trono os poderosos
e eleva os humildes;
aos famintos enche-os de bens,
e despede os ricos de mãos vazias.
Socorre Isabel, seu servo,
lembrando-se da sua
misericórdia,- conforme prometera
aos nossos pais -
em favor de Abraão e da sua descendência,
para sempre."

Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa." (Lucas 1, 39-56)

Um anjo revela a José como Jesus, filho de Maria, é o próprio Filho de Deus.
"A origem de Jesus, o Messias, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo. Não queria repudiar Maria e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e disse: "José, filho de David, não tenhas medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho, ao qual darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados."Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: "Vede: a Virgem conceberá e dará à luz um Filho. Ele será chamado Emanuel, que quer dizer: Deu está conosco."Quando acordou, José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa, e, sem ter relações com Ela, Maria deu à luz um Filho. E José deu-lhe o nome de Jesus." (Mateus 1, 18-24)

Maria dá à luz o seu Filho Jesus, em Belém.
"Naqueles dias, o imperador Augusto publicou um decreto, ordenando o recenseamento em todo o império. Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria. Todos iam registrar-se, cada um na sua cidade natal. José era da famíla e descendência de David. Subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de David, chamada Belém, na Judeia, para se registrar com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela enfaixou-O e colocou-O numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria". (Lucas 2, 1-7)

Os pastores encontram Maria e José e o Recém-nascido deitado na manjedoura.

"Naquela região havia pastores, que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho.Um anjo do Senhor apareceu aos pastores; a glória do Senhor envolveu-os em luz e eles ficaram com muito medo. Mas o anjo disse aos pastores: "Não tenhais medo! Eu anuncio-vos a Boa Notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, o Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido, envolto em faixas e deitado numa manjedoura." De repente, juntou-se ao anjo, uma grande multidão de anjos. Cantavam louvores a Deus, dizendo: "Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens por Ele amados." Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores combinaram entre si: "Vamos a Belém ver este acontecimento que o Senhor nos revelou." Foram, então, à pressa, e encontraram Maria e José e o Recém-Nascido deitado na manjedoura. Tendo-O visto, contaram o que o anjo lhes anunciara sobre o Menino. E todos os que ouviam os pastores ficavam maravilhados com aquilo que contavam. Maria, porém, conservava todos esses fatos e meditava sobre eles no seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que haviam visto e ouvido, conforme o anjo lhes tinha anunciado." (Lucas 2, 8-19)

Os Magos foram a Belém adorar Jesus que encontraram com Maria, sua mãe.
"Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o Rei dos judeus recém-nascido? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos para prestar-lhe homenagem."Ao saber disso, o rei Herodes ficou alarmado, assim como toda cidade de Jerusalém. Herodes reuniu todos os sumos sacerdotes e ou doutores da Lei e perguntou-lhes onde o Messias deveria nascer. Ele responderam: "Em Belém, na Judeia, porque assim está escrito por meio do profeta: 'E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo nenhum a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um Chefe, que vai apascentar Israel, meu povo'. "Então Herodes chamou secretamente os magos, e investigou junto deles sobre o tempo exato em que a estrela havia aparecido. Depois, mandou-os a Belém, dizendo: "Ide e procurai obter informações exatas sobre o Menino. E avisai-me quando O encontrardes, para que também eu vá prestar-Lhe homenagem."Depois de terem ouvido o rei, partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até que parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao verem de novo a estrela, os magos ficaram radiantes de alegria.Quando entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe. Ajoelharam-se diante d'Ele e prestaram homenagem. Depois, abriram seus cofres e ofereceram presentes ao Menino: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, regressaram à sua terra, seguindo por outro caminho." (Marcos 2, 1-12).

Maria e José cumprem as prescrições legais acerca de Jesus.
"Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do Menino, deram-Lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.Terminados os dias da sua purificação, conforme a Lei de Moisés, levaram o Menino a Jerusalém, a fim de O apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: "Todo o primogênito de sexo masculino será consagrado ao Senhor. " Ofereceram em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos, conforme a Lei do Senhor" (Lucas 2, 21-24).

Maria e José ouvem a profecia de Simeão acerca Jesus, o Messias.
"Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Era justo e piedoso. Esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava com ele. O Espírito Santo tinha revelado a Simeão que ele não morreria sem primeiro ver o Messias prometido pelo Senhor, Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o Menino Jesus, para cumprirem as prescrições da lei a seu respeito, Simeão tomou os Menino nos braços e louvou a Deus, dizendo:" Agora, Senhor,conforme a tua promessa,podes deixar o teu servopartir em paz.Porque os meus olhos virama tua salvação, que preparaste diantede todos os povos:luz para iluminar as naçõese glória do teu povo Israel."O pai e a mãe estavam maravilhados com o que se dizia do Menino. Simeão abençoou-os e disse ao Menino: "Eis que este Menino vai ser causa de queda e elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Quanto a ti, uma espada há-de atravessar-te a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações" (Lucas 2, 25-35).

José e Maria fogem com o Menino para o Egito
"Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: "Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e foge para o Egito! Fica lá até que te avise. Porque Herodes vai procurar o Menino para o matar. José levantou-se de noite, tomou o Menino e sua Mãe e partiu para o Egito. Lá ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito por meio do profeta: "Do Egito chamei o meu Filho." (Mateus 2, 13-15).

Regresso de José, Maria e Jesus à Palestina.
"Quando Herodes morreu, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe: "Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e volta para a terra de Israel."Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, como sucessor de Herodes, seu pai, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber aviso em sonho, José partiu para uma região da Galileia e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: "Ele será chamado Nazareno." (Mateus 2, 19-23).

Maria e José procuram e reencontram Jesus no Templo entre os doutores da Lei.
"Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando o Menino completou 12 anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, voltaram, mas o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais notassem. Pensando que o Menino estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre parentes e conhecidos. Não O tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à procura d'Ele. Três dias depois encontraram o Menino no Templo. Estava sentado no meio dos doutores a ouvi-los e fazer-lhes perguntas. Todos os que ouviam o Menino estavam maravilhados com a inteligência das suas respostas. Ao vê-lo, os seus pais ficaram emocionados. Sua mãe disse-lhe: "Meu filho, porque fizeste isto conosco? Olha que teu pai e eu andávamos angustiados à tua procura." Jesus respondeu: "Porque Me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar na casa do meu Pai?" Mas eles não compreenderam o que o Menino acabava de dizer.Jesus desceu então com seus pais para Nazaré e obedecia-lhes. E sua mãe conservava no coração todas estas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens." (Lucas 2, 41-52).

Maria pede e obtém de Jesus o seu primeiro milagre em Caná da Galileia.
"No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia e a Mãe de Jesus estava presente. Jesus também tinha sido convidado para esse casamento com os seus discípulos.Faltou o vinho e a Mãe de Jesus disse-lhe: "Eles já não tem vinho!" Jesus responde: "Mulher, que existe entre nós? A minha hora ainda não chegou." A Mãe de Jesus disse aos servidores: "Fazei o que Ele mandar."Havia ali seis talhas de pedra de uns cem litros cada uma, que serviam para os ritos de purificação dos judeus. Jesus disse aos servidores: "Enchei de água essas talhas." Eles encheram as talhas até cima. Depois Jesus disse: "Agora tirai e levai ao chefe da mesa." Então levaram ao chefe da mesa.Este provou a água transformada em vinho, sem saber da onde vinha. Os que serviam, sabiam pois foram eles que tiraram a água. Então o chefe da mesa chamou o noivo e disse: "Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbados servem o pior. Tu, porém, guardaste o vinho bom até agora."Foi assim que, em Caná da Galileia, Jesus começou os seus sinais. Ele manifestou a sua glória e os seus discípulos acreditaram nele. Depois disso, Jesus desceu para Cafarnaum, com sua Mãe, seus irmãos e seus discípulos. E ficaram ali apenas alguns dias." (João 2, 1-12)

A nova família de Jesus à qual Maria pertence pela fé.
"Jesus ainda estava a falar às multidões. Sua Mãe e seus irmãos ainda estavam do lado de fora, procurando falar com Ele. Alguém disse a Jesus: "Olha! Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora, e querem falar contigo." Jesus perguntou àquele que tinha falado: "Quem é minha Mãe e quem são os meus irmãos?" E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: "Aqui estão minha Mãe e meus irmãos, pois todo aquele que faz a vontade do meu pai que está no céu, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe." (Mateus 12, 46-50; confronta também Marcos 3, 31-35)

Maria, junto à cruz, recebe João e todos nós como filhos.

"A Mãe de Jesus, a irmã de sua Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena estavam junto à cruz. Jesus viu sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que Ele amava. Então disse a sua Mãe: "Mulher, eis aí o teu filho." Depois disse ao discípulo: "Eis aí a tua Mãe." E, dessa hora em diante, o discípulo recebeu-a em sua casa." (João 19, 25-27).

Maria reza com a primeira comunidade no Cenáculo e todos recebem o Espírito Santo.
"Os apóstolos voltaram para Jerusalém, pois encontravam-se no chamado Monte das Oliveiras, não muito longe de Jerusalém: a uma caminhada de sábado. Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam hospedar-se. Ali estavam Pedro e João, Thiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago. Todos eles tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, juntamente com algumas mulheres, entre as quais Maria, Mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. Apareceram então uma espécie de línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem." (Atos dos Apóstolos 1, 12-14; 2, 1-4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário