sábado, 28 de novembro de 2009

Imaculada e Santa

Os dogmas marianos iluminam a vida espiritual dos cristãos. "Os dogmas são luzes no caminho da nossa fé, que o iluminam e tornam seguro" (Catecismo da Igreja Católica. nº. 89).

Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX , através da bula "Ineffabilis Deus", definiu o terceiro dogma mariano: Imaculada Conceição de Maria.

Diz a bula:

"....em honra da santa e indisível Trindade; para glória e ornamento da Virgem Maria Mãe de Deus; para exaltação da fé católica e propagação da religião cristã; com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa própria, declaramos, proclamamos e definimos, que a doutrina que sustenta que a abençoada Virgem Maria foi preservada imune a toda culpa original no primeiro instante, em atenção aos méritos de Jesus Cristo, o Salvador do gênero humano, foi revelada por Deus e deve ser, portanto, firme e constantemente acreditada por todos os fieis".

As festas em honra de Nossa Senhora de Conceição, padroeira de nossa paróquia, serão de 1 e  a 13 de dezembro.

Que neste início do Advento, de alegria e preparação para a chegada do Menino Jesus, Nossa Senhora da Conceição olhe pelas necessidades de todos.

Ligue o som

PAZ!

4 comentários:

  1. Nossa Senhora, a Imaculada Conceição, preservada de todo a mancha: Mãe de Deus.

    Deixemo-nos iluminar por essa Luz resplandecente.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Mª LÚCIA: ouvi falar, sei do dogma da MÃE DE DEUS e nossa MÃE, mas não conhecia o texto. Graças a DEUS , existem pessoas como tu, com uma fé inabalável, que nos "chamam" à razão.
    BEIJOS DE LUSIBERO

    ResponderExcluir
  3. Doze dias de festa...?
    Só pode ser a novena mais a festa não religiosa... será?
    Amiga, tem um óptimo fim de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Fa, Maria, Nilson, agradeço os comentários.
    Nilson,
    Esse período compreende missa festiva inicial em 01/12, várias celebrações, coroação de Nossa Senhora (5), a celebração em 8/12, dia da Padroeira (no Brasil não é feriado), com 3 missas e, dia 13, carreata.

    ResponderExcluir