terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Nossa Senhora da Conceição

Imaculada Conceiçao - Quadro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Rua Umberto Cozzo 41 - Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro RJ
Foto mlc

Hoje é dia de Nossa Senhora da Conceição.

Tenho o privilégio de ter a igreja do mesmo nome a alguns metros de casa.
O quadro que emoldura a parede interna frontal esquerda da Igreja, e que coloco aqui hoje, foi pintado por Maria Luiza d’Ávila Teixeira e inspirado no quadro, “Imaculada Conceição do Escorial”, do pintor barroco espanhol, Bartolomé Estebán Murillo.

Este quadro é muito rico em simbologias.
Uma das mais conhecidas é a meia lua, sob os pés de Maria, que representa a morte e ressurreição, porque a lua nasce, cresce, alcança um auge, mingua e "morre" para "ressuscitar" três dias depois.

Ligar esse simbolismo ao papel de Maria não foi difícil, por Ela ter gerado Aquele que passou pelo ciclo de vida e de morte, mas ressuscitou.

Maria, imaculada, que carrega a Vida divina, tem o pequeno ciclo da vida e morte humanas sob seus pés: é senhora e dona da vida e da morte.

A lua depende do sol, mas seu brilho domina na noite. Maria depende do Cristo, pois em razão de sua maternidade foi agraciada por todos os privilégios, e, por causa do mesmo Cristo - Sol,   brilha límpida com a luz que lhe vem da maternidade divina.

Este  e  outros símbolos estão contidos na frase do Apocalipse “Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo dos pés” (Ap 12,1), que inspirou artistas de todos os tempos, na representação da figura de Maria.

PAZ!

Um comentário:

  1. Achei interessante a sua abordage.
    E disse coisas que eu não sabia...
    Querida amiga, bom resto e fim de semana para vc.
    Beijos.

    ResponderExcluir