quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Santa Maria Mãe de Deus – verdade de fé



Celebração em 01 de Janeiro. Dia mundial da paz

Os dogmas marianos iluminam a vida espiritual dos cristãos. "Os dogmas são luzes no caminho da nossa fé, que o iluminam e tornam seguro" (Catecismo da Igreja Católica. nº 89).

Em 22 de junho de 431, o Concílio de Éfeso definiu solenemente a maternidade divina de Nossa Senhora.
Este é o dogma principal com referência a Maria, e os demais decorrem dele.

Mãe de Deus, "Theotókos", portadora de Deus" , "aquela que dá a luz a Deus", “arca de Deus”, por isso, Cristo, filho da Virgem Santíssima, segundo a geração humana, é Filho de Deus.

Na carta apostólica"Mulieris Dignatem", de 15 de agosto de 1988, S.S. o Papa João Paulo II, disse:

"Maria alcança assim uma tal união com Deus que supera todas as expectativas do espírito humano. Supera até mesmo as expectativas de todo Israel e, particularmente, das filhas deste povo escolhido; estas, tendo por base a promessa, podiam esperar que uma delas se tornasse um dia Mãe do Messias. Qual delas, todavia, podia supor que o Messias prometido seria o "Filho do Altíssimo"? A partir da fé monoteísta do Antigo Testamento, isto se tornava dificilmente conjeturável. Só pela força do Espírito Santo, que "estendeu a sua sombra" sobre ela, Maria podia aceitar o que é "impossível para os homens, mas possível para Deus" (cf. Mc 10, 27).”

Ave, o Theotokos!
Ave, o Mater Dei!
Ave Ave Maria!
Ave Ave Maria!

Santa Maria Mãe de Deus, dai a paz ao mundo!

Um comentário:

  1. A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que no novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.

    Feliz Ano Novo para vc e seus familiares!

    ResponderExcluir