O santuário de Nossa Senhora da Penha, às portas da cidade do Rio de Janeiro, tem Nossa Senhora, protetora, velando pela cidade.
Segundo a lenda, uma capela, origem da atual igreja, foi construída por volta de 1635 depois que o Capitão Baltazar, subindo o penhasco para visitar suas plantações, foi atacado por uma serpente. Na aflição, devoto de Nossa Senhora que era, pediu-lhe proteção e no mesmo instante a serpente foi atacada e morta por um lagarto.
A partir desse evento, o capitão mandou construir a capela no alto do penhasco onde colocou uma imagem de Nossa Senhora e a ela acorriam frequentemente, ele, seus parentes e amigos.
Outras pessoas, que de longe viam a capela, começaram a subir o morro e a espalhar a devoção. Surgia assim o nome de Nossa Senhora da Penha (grande pedra).
A pequenina capela evoluiu para a Igreja atual, agregada à Basílica Santa Maria Maior, de Roma; Santuário Perpétuo; Santuário Mariano Arquidiocesano.
A escadaria foi mandada construir por um casal de devotos que em 1817, ao escalar a pedra, pediu à Virgem que intercedesse a Deus por eles na graça de lhes conceder um filho e que se tal graça fosse concedida, mandaria esculpir no granito do penhasco uma escadaria que facilitasse o acesso dos devotos de Nossa Senhora da Penha ao Santuário.
No ano seguinte, eles tiveram um filho e em 1819, cumprindo a promessa feita, a escadaria foi talhada na própria pedra.
Para aqueles que não desejarem ou não puderem subir ou descer os 382 degraus da escadaria principal (~111 metros de altura), o acesso do pátio à Igreja pode ser feito através de um bondinho, construído em 2003, com capacidade para transportar cerca de 500 pessoas por hora.
Dentre as atividades do santuário, focamos hoje o primeiro domingo do mês, consagrado a Nossa Senhora da Penha. As missas no Santuário são solenizadas com procissão de entrada com a imagem de Nossa Senhora da Penha no andor e no final é dada a bênção do Santíssimo Sacramento da Eucaristia.
Visitar este local dedicado à Mãe de Deus nos traz uma fonte de bênçãos e renovação de fé.
Fotos mlc (1º domingo de agosto de 2010. Missa das 8h30)
Site do santuário: http://www.santuariopenhario.org.br/
sábado, 7 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A fé foi um dos grandes motivos, senão o único, pelo qual se construíram muitas igrejas em todo o mundo.
ResponderExcluirQuerida amiga, boa semana.
Beijos.