sábado, 26 de fevereiro de 2011

Maria


“O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, desposada com um homem da casa de David, chamado José. E o nome da virgem era Maria” (Lc 1, 26-27).

Qual o significado do nome Myriam, ou Mariám como escreve Lucas? Para os antigos mais que para nós hoje em dia – a escolha do nome tinha um significado de presságio, de destino ou adivinhação: queria exprimir o destino daquele ou daquela que o recebia, qual a sua missão.

Maria, Myriam em aramaico (a língua que Jesus falava), significa “grande senhora”, “princesa”.

Mas é muito provável que o nome Maria seja derivado da língua egípcia. Na verdade, a primeira vez que o nome Maria aparece na Bíblia, é para indicar a irmã de Moisés e de Aarão, nascida como eles durante o cativeiro no Egito. Moisés e Aarão são dois nomes egípcios, por isso, é lógico pensar que também a sua irmã Maria tenha recebido um nome egípcio.

Myriam, em egípcio, tem o significado de “Amada por Deus”.

Neste caso, também no nome da jovem hebréia, que Deus escolhera para ser a mãe do Messias, estava assinalado o seu maravilhoso destino, a sua missão, a sua gentileza: Maria, a amada por Deus.

Ave Maria, cheia de graça!
O Senhor é convosco,
Bendita sois vós entre as mulheres
E Bendito é o Fruto do Vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
Rogai por nós  pecadores
Agora, e na hora de nossa morte.
Amen.

Do livro “A Ave-Maria” de Gianni Sangalli. Edição Cavaleiro da Imaculada
Imagem Internet - Madona - Carlo Dolci

2 comentários:

  1. Gracias Maria Lucia por incluir a nuestra Virgen del Verdun en tu blog y por los saludos que dejaste en el comentario.
    Un cariñoso saludo para ti y buena semana.

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria!

    Maria Lúcia por favor envie-me seu e-mail preciso falar com vc. Gostaria de saber de se vc é daqui do Brasil ou de Portugal!

    Espero resposta.

    Giovana.

    ResponderExcluir