sábado, 14 de maio de 2011

Nossa Senhora de Fátima

No mês de Maio, mês de Maria, das Mães, de Fátima, queremos lembrar a origem do título e deixar uma breve história de Nossa Senhora de Fátima.

O título de Nossa Senhora de Fátima vem do nome da cidade, do concelho de Ourém, Portugal, onde a Virgem Santíssima apareceu a três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, no ano de 1917, quando o mundo andava envolvido nos horrores da grande guerra. Fátima é povoação muito antiga e o topônimo de origem árabe. Fátima seria o nome de uma jovem moura raptada por um cristão, que ao batizá-la lhe teria dado o nome de Oriana, de onde por sua vez derivou Ourém.

A primeira aparição deu-se em 13 de Maio do ano mencionado e a última em 13 de Outubro. As crianças guardavam os rebanhos no lugar da Cova da Iria, pertencente aos pais de Lúcia, quando, por volta do meio-dia, depois de terem rezado o terço, foram surpreendidos por um forte relâmpago. Julgando que se aproximava uma tempestade, começavam a dirigir-se para uma casa quando sobre uma pequena azinheira viram uma linda Senhora, de mãos postas, de onde lhe caía o rosário, vestida de branco e com os pés assentes sobre uma tênue nuvem. Pararam diante da aparição, algo amedrontados; e, olhando para o rosto refulgente, verificaram que a Senhora olhava para eles. Quiseram fugir...
Mas Ela disse-lhes: “Não fujais! Que vos não farei mal algum”.
Refeitos do susto, Lúcia, a mais velha, cobrou o ânimo e perguntou: - A Senhora de onde é?
- Sou do céu!...
Toma novo alento e recomeça o diálogo:
- Eu irei para o céu?
- Sim irás.
E a Jacinta?
- Também.
- E o Francisco também irá?
- Sim. Mas antes de ir tem ainda de rezar muitos terços.
E envolveu o rapazinho num olhar de bondade e maternal advertência.
A finalizar o diálogo da 1ª aparição, a Lúcia ainda pergunta:
- Que quer a Senhora?
- Eu vim cá para vos dizer que venhais aqui seis meses seguidos, nos dias 13, a esta mesma hora.
Depois recomendou-lhes que rezassem o terço todos os dias com devoção, como tinham feito antes. E retirou-se para as bandas do Oriente.
As aparições sucederam-se durante os meses que se seguiram e, em 13 de Outubro, aconteceu o milagre que havia prometido para que todos acreditassem. Foi o “Milagre do Sol”.
Pediu que erigissem ali uma capela em sua honra e declarou que a guerra terminaria dentro em pouco.

Bibliografia: “Nossa Senhora na história e devoção do povo português”, de Pe. José do Vale Carvalheira
Imagem: Brasão de Fátima

Um comentário:

  1. Olá, querida Maria Lúcia
    Que Maria Santísima interceda por suas causas mais urgentes!!!
    Bjs de paz e ótima semana.

    ResponderExcluir