domingo, 7 de agosto de 2011
Nossa Senhora das Neves
No Rio de Janeiro, seguindo os trilhos do bondinho de Santa Teresa, chega-se ao Largo das Neves, onde se encontra a Igreja de Nossa Senhora das Neves, de 1858.
A origem deste título vem de Roma, do tempo do Papa Libério (362-366) quando em Roma governava o imperador Constâncio.
Conta-se que um casal muito rico, que não podia ter filhos, quis oferecer toda a riqueza a Nossa Senhora construindo um templo em sua homenagem e rogou-lhe que lhe mostrasse, por meio de um sinal, o local onde se ergueria a obra. Na noite de 5 de Agosto, o casal e o Papa foram avisados, em sonhos, para construírem uma Igreja no lugar marcado por uma camada de neve. Em Roma e em Agosto, a neve seria mesmo um milagre, um sinal divino. Na manhã seguinte, a neve apareceu no monte Esquilino.
Estava, portanto, escolhido o lugar e a invocação de Nossa Senhora.
O Santuário foi reconstruído um ano depois do Concílio de Éfeso, em 432, e dedicado por Sisto III à Santa Mãe de Deus, em memória do célebre Concílio em que a Mãe de Jesus foi aclamada como verdadeira Mãe de Deus. Esta basílica, que mais tarde se chamou «SANTA MARIA MAIOR», nome que ainda hoje tem, é a igreja mais antiga do Ocidente dedicada a Nossa Senhora.
O seu dia litúrgico é ainda o dia 5 de Agosto, em que se celebra a sua festa universal.
Nossa Senhora das Neves (Irmandade)
Largo das Neves, s/n
Santa Teresa – Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20240-040
Tel: 3233-0349
Origem do título – “NOSSA SENHORA NA HISTÓRIA E DEVOÇÃO DO POVO PORTUGUÊS”, P. José do Vale Carvalheira
Fotos de mlc
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário