segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Nossa Senhora de Lourdes - Dia mundial do doente


O dia mundial do doente foi instituído por João Paulo II em 11 de fevereiro de 1992, dia da festa litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes. Ele foi celebrado pela primeira vez há 20 anos, em 11 de fevereiro de 1993.

A escolha desta data simbólica aos olhos do mundo, a do primeira aparição da Virgem Maria a Bernadette Soubirous, é o desejo muito pessoal do papa João Paulo II. “Enquanto que seus cardeais propunham instaurar este dia mundial na festa do Domingo de Pentecostes, este não aprovou a ideia”, diz o Monsenhor Zygmunt Zimowski, presidente do Conselho pontifical para a pastoral da saúde, presente em Lourdes em junho passado para presidir o congresso médico internacional. “Ele refletiu e escolheu o 11 de fevereiro”.

A publicação dos grandes textos de seu pontificado, em matéria de saúde, coincidiu voluntariamente com a festa de Nossa Senhora de Lourdes. Assinou assim a sua carta apostólica Salvifici Doloris, em 11 de fevereiro 1984 “(...) nella memoria liturgica della Beata Maria Vergine di Lourdes “. Neste mesmo dia, no ano de 1985, criou o Conselho pontifical para a pastoral da saúde. Em 2000, escolheria mais uma vez o 11 de fevereiro para celebrar, na Basílica de S. Pedro, em Roma, o jubileu dos doentes e dos agentes de saúde.

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós que recorremos a vós!

Fonte: http://fr.lourdes-france.org/sites/default/files/11%20f%C3%A9vrier%20-%20malade%20%28vdef%29.pdf
Foto: Santuário de Lourdes - França http://fr.lourdes-france.org/tv-lourdes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário