quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Nossa Senhora da Assunção



Hoje é o dia de Nossa Senhora da Assunção, da Glória...

"A palavra Assunção, etimologicamente, significa ser tomada, levada, e aplica-se a Nossa Senhora para indicar que Ela foi levada à glória eterna pelos anjos, enquanto que a Jesus se refere a palavra Ascensão, para significar que subiu por virtude própria. Mas também há quem diga simplesmente Ascensão da Virgem.

Assunção da Virgem Maria é também nome que se dá à solenidade com que a Igreja celebra a morte da Nª Senhora e a Sua entrada, em corpo e alma, no céu.

Os gregos, no século VII, chamavam a esta festa, festividade da DORMIÇÃO, pensando que Nossa Senhora fora arrebatada no sono sem passar pela morte; os latinos empregam a palavra Assunção, para indicar dois fatos: A morte e a subida ao céu.

Os livros apócritos da Dormição de Maria e outros do mesmo gênreo dos séculos III e IV, mereceram um crédito muito limitado. Os peregrinos que vão a Jerusalém, graça que eu já tive e não esqueço, podem visitar o túmulo da Virgem, em Getsémani, ao fundo do Vale do Cédron. No entanto, adquiriu certa popularidade, depois que Clemente Bretano publicou as visões de Catarina Emmerich a opinião, aliás pouco verosímel, de que a morte de Maria SSma. ocorrera em Éfaso.

Posto de lado o que há de lendário nas antigas narrações, fica o fato, ao mesmo tempo histórico e dogmático da Assunção da Virgem Maria.

A festividade litúrgica da Assunção é das mais antigas. Na Gália começou por ser celebrada a 18 de Janeiro e em Roma no dia 1 do mesmo mês. Foi no tempo do imperador Maurício (582-602) que passou definitivamente para o dia 15 de agosto. S. Leão IX, pelo ano de 847, acrescentou-lhe uma vigília e uma oitava."

O dogma da Assunção foi definido no ano de 1950, durante o pontificado de Pio XII.

CARVALHEIRA, Pe. José do Vale, Nossa Senhora na História e Devoção do Povo Português,1988, Edições Salesianas
Imagem - Nossa Senhora da Assunção (procissão em 15 de agosto de 2012), Póvoa de Varzim

Um comentário: