sábado, 7 de fevereiro de 2009

Nossa Senhora da Saúde - Laúndos


Santuário
Imagem de Nossa Senhora da Saíude

Laúndos é uma pequena freguesia de cerca de 2500 habitantes que pertence à cidade de Póvoa de Varzim, Portugal. Terra acolhedora, de várias bouças de pinheiros e eucaliptos, do Monte de S. Félix, com seus moinhos, o escadório e o monumento ao emigrante, da belíssima Igreja paroquial de Nossa Senhora da Conceição, e, de Nossa Senhora da Saúde.

O Santuário de Nossa Senhora da Saúde situa-se no sopé do Monte de S. Félix, no centro da freguesia e, nesse local, todos os anos, ocorrem duas festividades.
A primeira, a peregrinação, tem início no dia 13 de maio com o transporte da imagem de Nossa Senhora até à Igreja Matriz de Póvoa de Varzim, para, no último domingo de maio, voltar para Laúndos, num lindo andor coberto de flores.
Esta festividade inicia-se com uma missa, geralmente às 7h30, e, às 9h00, todos seguem em procissão atrás do andor. Ao longo dos sete quilômetros, milhares de fieis vão-se apinhado, vindos de vários lugares, especialmente das freguesias da Póvoa e enchem o recinto do Santuário e todas as áreas no entorno. É celebrada uma missa campal seguida da cerimônia do adeus à Virgem, momento especialmente marcado de muita fé e emoção.
A segunda é a festa a Nossa Senhora da Saúde, que tem lugar no 1º domingo de agosto de cada ano, com bandas de música, grupos folclóricos e com uma grande procissão em honra de Nossa Senhora, que percorre as ruas da aldeia.

Laúndos é minha terra Natal.

3 comentários:

  1. Maria Lúcia,

    Parabéns pelo blog! Ele tem informações mto ricas sobre N. Sra e de igrejas dedicadas à nossa Mãe!
    Fiquei feliz ao ler a última frase do seu post, pois minha mãe e 2 tias minhas nasceram em Laúndos! Atualmente todas estão aqui no Brasil, mas com mta vontade de voltar pra rever o Monte de S. Félix, a igreja N. Sra da Saúde e quem sabe conhecer alguns primos...
    Vc gostaria de manter contato conosco? Não encontrei endereço de e-mail ou link para entrar em contato ctg, portanto, se interessar, por favor mande um e-mail para eu.daniel@gmail.com.

    Obrigado, q N. Sra abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Lúcia.
    Gostei muito do seu blog.
    Você saberia me dizer de que ano é a estátua da Nossa Senhora da Saúde, que aparece no seu blog?
    Estamos procurando a estátua original para fazer um réplica para nossa Capela aqui em São Roque/SP.
    Se puder me responda no meu endereço: sandra_cristinaf@hotmail.com

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Sandra,
    Não obtive o ano exato da estátua, mas soube que tinha cerca de 50 anos.

    ResponderExcluir