domingo, 24 de janeiro de 2010

Nossa Senhora da Lampadosa


Nossa Senhora da Lampadosa - Altar-mor - foto mlc

Passei há dias na Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa, no centro da cidade. A construção original, datada de 1747, foi demolida em 1929, e, em seu lugar, erguida a atual.
Diz-se que Tiradentes pediu para assistir a uma missa neste local, antes de sua execução, e que Machado de Assis ajudava nas missas aos domingos.
Nossa Senhora da Lampadosa é representada como uma jovem que segura na mão direita um coração, e sustenta seu filho no braço esquerdo. Jesus tem, na mão direita, uma pomba, figura do Divino Espírito Santo.
Seu nome e devoção vêm de uma imagem de Maria venerada na ilha de  Lampedusa,  no Mediterrâneo, entre a Sicília e a África, e foi trazida por escravos provenientes dessa ilha, que a transformaram em sua padroeira.



Placa da Prefeitura do Rio, com o histórico, na parede lateral direita da entrada da Igreja. Foto mlc

É um lindo monumento em honra da Virgem, que precisaria de uma conservação melhor por parte das autoridades responsáveis.

Nossa Senhora da Lampadosa
Av. Passos, 13 - Centro
CEP 20051-040 -Rio de Janeiro – RJ
Tels: 2221-0351 e 2224-0898

Detalhes sobre a devoção: Ver “Revista Ave-Maria

Nossa Senhora, protetora dos excluídos, sede nossa intercessora e alcançai a todos vossas graças!

PAZ!

11 comentários:

  1. Olá Maria Lúcia.
    Muito interessante esta idéia de colocar a Igreja e o local; senti falta da Turquia onde tem a casa de Nossa Senhora, local que sonho um dia poder conhecer. Vi uma reportagem na tv e fiquei encantada. Até mulçumanos vão lá para sentir a paz que reina no local.
    Aqui em Belém a devoção por Nossa Senhora é fortíssima, basta ver o Círio para saber.
    Conheci uma cidadezinha do interior de nosso estado, que tinha uma comunidade que a devoção é tanta que eles rezam assim: Em nome do Pai, da Mãe,do Filho e do Espírito Santo. Amém!
    Obrigada pela sua visita.
    Beijo e que a Paz esteja sempre com vc.
    Salette

    ResponderExcluir
  2. É sempre muito gratificante saber mais de Nossa Senhora. Não a conhecia sob esse nome de Senhora da Lampadosa.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Não sabia da existência de uma Nossa Senhora da Lampadosa.
    Achei curiosa a origem do nome.
    Querida amiga, boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. *
    um bonito altar,
    que apanágio
    perante Ele,
    á Virgem orar,
    ,
    luzentes conzhinhas, deixo,
    ,
    *

    ResponderExcluir
  5. linda igreja, vitrais maravilhosos e paz,muita paz para rezar à senhora, nossa Mãe!
    pedir protecção para o mundo
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Às vezes é preciso abanar a árvore da existência para caírem as folhas velhas. Talvez seja por isso que eu não quero saber quem pintou o céu de azul, mas eu quero é o resto da tinta, porque nós podemos matar o tempo, mas é sempre ele que nos enterra.
    Gostei muito de vir aqui visitar o teu belo espaço. No carácter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude. O destino une e separa pessoas. Mas nenhuma força é tão grande para fazer esquecer pessoas, que por algum motivo um dia nos fizeram feliz!
    Nunca desistas dos teus sonhos… e nunca os deixes para trás. Encontra-os, torna-os próprios e durante toda a tua vida tem muito carinho por eles e nunca os deixes partir. Necessitas de muita dedicação para realizares os teus sonhos, porque eles não se realizam por magia dado que a magia é pura ilusão – o alimento dos perdedores - que nunca te vai tirar do lugar onde te encontras.
    BOA SEMANA!

    ResponderExcluir
  7. * * *
    Como tem passado, querida Irmã?
    Nossa Senhora, Mãe de Deus e Mãe nossa, deve estar muito contente com uma Cristã tão mariana e pura como a Maria Lúcia.
    Continue assim, se não puder ser ainda melhor.
    Precisamos imenso de pessoas marianas e angélicas assim.
    Rezo por si e pela sua família, e peço a caridade de pelo menos uma só oração por mim, ainda que seja apenas em pensamento.
    A intenção é tudo e o desejo muito mais ainda.

    + Nossa Senhora da Lampadosa, rogai por nós!

    Abraço carinhoso e respeitoso, por Jesus e Maria.
    José Mariano / Avlis
    ---

    ResponderExcluir
  8. Olá, não sei se é aqui que devo fazer minha pergunta, mas desde já agradeço a quem me responder.

    Olha eu acho muito estranho uma certa corrente de oração que circula muito nas igrejas daqui de Fortaleza: COMEÇA ASSIM "PARA QUEM PRECISA OBTER UMA GRANDE GRAÇA" , são 13 sextas-feiras a Santo Antônio, jaculatória: Meu Santo Antônio, que a causa que me aflinge se transforme em alegria,; depois 03 Pai Nossos, 03 Ave Marias, e 03 Glórias ao Pai; e a cada terça-feira deixar uma cópia de todo conteúdo da folha original, com uma fita de com azul,de 30 cm, já dada um nó, colada ao papel, com as orações e deixar 03 cópias a cada terça-feira, durante treze semanas. Caso haja um milagre enviar a fita com os nós para : Igreja Lampadosa - Av. Passos, 15, Rio de Janeiro.

    Essa oração procede??? Não é um absurdo?? O endereço desta IGREJA EXISTE, mesmo???

    Será que posso confiar nesta corrente de oração??

    Obrigada,
    Isabel Cecília

    ResponderExcluir
  9. Não conheço esse tipo de corrente.
    A Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa, no Centro do Rio de Janeiro - Capital, fica no endereço que coloquei na postagem: Av. Passos, 13.
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  10. É RESPOSTA CERTA:FAZER A ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA LAMPADOSA 09 DIAS, ACENDENDO UMA VELA BRANCA, ORANDO E APAGANDO...DEIXANDO ACABAR DE QUEIMAR NO NONO DIA (NÃO SOPRAR PARA APAGAR).PRINCIPALMENTE SE PEDIR PARA LIBERTAR OS CATIVOS DE NOSSO PERISPÍRITO.

    ResponderExcluir
  11. DEVOTO DE NOSSA SENHORA DA LAMPADOSA E RESIDENTE EM FEIRA DE SANTANA MINHA MISSÃO É DIVULGAR A TODOS OS RESIDENTES E NÃO RESIDENTES DO ESTADO DA BAHIA A EXISTÊNCIA DE NOSSA SENHORA BEM COMO ANUALMENTE REZAR MISSA NA DATA DE SEU ANIVERSÁRIO COM A DISTRIBUIÇÃO DE SANTINHOS COM SUA IMAGEM E HISTÓRIA.

    REGISTRO QUE EM TODOS ANOS NO ATO DA MISSA COMPARECE SEMPRE PELO MENOS UMA PESSOA MAUTRAPILHA DA COR NEGRA QUE SE DEITA PERTO DO ALTAR AONDE ESTÁ NAQUELE MOMENTO POSTADA A IMAGEM DE NOSSA SENHORA E AO FINALIZAR O ATO VAI SE EMBORA SEM AO MENOS SABER-SE QUEM É. ENTENDO QUE AQUELE HUMANO REPRESENTA TODOS OS EXCLUÍDOS QUE TANTO NOSSA SENHORA VENERA E PROTEGE COM SEU MANTO SAGRADO.

    SALVE NOSSA SENHORA DA LAMPADOSA PODEROSA PROTETORA DOS OPRIMIDOS E NECESSITADOS. PEÇA COM FÉ QUE ELA ATENDERÁ A QUALQUER PEDIDO. AMÉM.

    ResponderExcluir