domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ave

Depois do Pai Nosso,  a Ave-Maria é certamente a oração mais bela e preciosa.

Ave é uma palavra latina que quer dizer ”Eu te saúdo” e que podemos traduzir pelo nosso tradicional: "Salvé". Todas as línguas têm as suas expressões próprias para saudar alguém. Nós dizemos hoje em dia: “Bom dia, boa noite”, os hebreus diziam e ainda dizem: “Shalom, a paz esteja contigo”, e os gregos diziam , “Kaire”, que quer dizer “Alegra-te”.

Kaire Maria: são estas duas palavras que constituem o documento mais antigo, conhecido por nós, de uma invocação a Maria. Estão inscritas numa coluna de uma igreja-sinagoga, construída em Nazaré, no final do século II, DC.

Lucas escreveu o seu Evangelho em grego e usou a palavra Kaire. A sua intenção foi usar aquela expressão para transmitir o significado de alegria, mais do que uma simples saudação. Como se o Anjo quisesse dizer: “Alegra-te, Maria, porque a salvação está próxima; alegra-te porque as promessas estão a cumprir-se”. Qualquer destes “alegra-te” tem um significado messiânico. Lucas apresenta Maria com filha de Sião, personificação do povo escolhido que espera o Messias.

O profeta Zacarias, pensando na vinda do Messias-Rei, tinha anunciado: Alegra-te, filha de Sião, exulta, filha de Jerusalém! Eis que vem ter contigo o teu rei” (Zc 0, 9). E três séculos antes, o profeta Sofonias usou palavras semelhantes: “Alegra-te filha de Sião, exulta e grita alegria, Israel” (Sof 3, 14).

Cada vez que dizemos “Ave-Maria”, entramos, desta maneira, no mundo da anunciação e dizemos: “Eu te saúdo, Maria, porque o Senhor, o meu Salvador, está contigo”.

E Maria responde-nos: Alegra-te, tu também, meu filho, porque o Senhor está contigo, ele veio por tua causa”.

Do livro “A Ave-Maria” de Gianni Sangalli. Edição Cavaleiro da Imaculada
Imagem da Internet - Inscrição "Kaire Maria"Basílica da Anunciação, em Nazaré (Israel)

2 comentários:

  1. Explicações interessantes.
    Gostei de ler o teu post.

    Acabei de ler há dias um livro, "A Cabana" de William P. Young.
    Não sei se já o leu.
    Como sabe, sou agnóstico. Mas o livro deu-me algumas respostas. Por exemplo, o porquê de Ele nada fazer pelas crianças que sofrem ou que até morrem vítimas da fome ou da violência. Finalmente percebi o que ninguém me tinha conseguido explicar. E é lógica pura, nem sequer é uma questão de fé (no meu entendimento, claro).
    Mas continuo sem perceber a razão da existência de Deus e, se existe, porque é que nos criou, quando nos podia mandar logo para o paraíso...

    Querida amiga, boa semana.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Querida Maria Lúcia, eu amei conhecer seu lindo blog, já estou seguindo com muito carinho.
    Deus abençoe você e sua família.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir